Rede de computadores

Rede de computadores

Todas as empresas que tenham atualmente mais do que um computador, têm aquilo que na área informática é designado por redes de computadores.

Este tipo de redes é formado por um conjunto de máquinas (computadores e periféricos) com processadores capazes de trocar informações e partilhar recursos entre si.

As mesmas encontram-se ligadas através de um subsistema de comunicação (o que permite a comunicação por exemplo com impressoras, partilha de dados…).

Como é que as mesmas funcionam

É importante ter em conta que as redes de computadores têm como principal intuito a troca de dados entre computadores e a partilha de recursos de hardware e software, de forma a facilitar a comunicação entre as diferentes máquinas.

Contudo, a montagem de uma rede de computadores, não é algo simples e que possa ser realizado por alguém que não tenha ótimos conhecimentos de informática.

Isto ocorre, essencialmente, porque para fazer a interligação entre todas as máquinas, existe a necessidade de colocar cabos, fios, antenas, placas de rede, hubs, switches, routers, servidores, protocolos de comunicação…

Tipos de redes de computadores mais comuns

É importante salientar, que existem diversos tipos de redes de comunicação, sendo as mais comuns as seguintes:

1 – WAN (Wide Area Network – são as redes de área alargada e têm dimensões que correspondem a vários países ou mesmo continentes, o exemplo mais comum é a internet).

2 – LAN (Local Area Network – são redes locais e são caracterizadas pela ocupação de uma área limitada, como é o caso de um edifício ou uma sala específica).

3 – WLAN (Wireless Local Area Network – são redes locais sem fios, e são utilizadas essencialmente em situações em que existe a necessidade de mobilidade constante, sendo que as suas principais vantagens passam pela flexibilidade e simplicidade de instalação).

Frisamos que existem muitos outros tipos de redes de computadores, contudo, as três que apresentámos anteriormente são as mais conhecidas e vulgarmente utilizadas pelas empresas.

Como vê, a instalação de uma rede de qualquer uma das tipologias apresentadas, é algo complexo, e que deve ser realizado por empresas experientes na área informática.

Além de toda a instalação e configurações que são necessárias à instalação e segurança da rede, é também necessário adquirir os materiais que mais se adequam à sua empresa e ao número de colaboradores e dispositivos.

Agora que já sabe o que são as redes de computadores, e como é que as mesmas funcionam, se está a ponderar interligar todas as máquinas da sua empresa, não hesite entre em contato, pois podemos ajudá-lo nessa questão.