Backup de dados

Backup de dados

Criar cópia dos arquivos e dos bancos de dados minimiza os riscos de perder as informações da empresa, do dia para a noite. Afinal, independente do tamanho da empresa, fazer backup é essencial para evitar riscos de perda total das informações em caso de picos de energia, ataque de hackers, malware e vírus, ou até falhas humanas.

Fazer backup evita prejuízos

As empresas estão cada vez mais vulneráveis ao aumento crescente de ataque de hackers. Eles usam códigos que invadem os sistemas das empresas para sequestrar informações. Estes cibercriminosos utilizam criptografia que impede os usuários de ter acesso às informações.

Quando isso acontece, a única maneira de acessar as informações é pagar um resgate por elas, que gera um prejuízo para a empresa.

Se o negócio conta com um processo de backup diário, este tipo de risco pode ser evitado. Isso porque, em caso de sequestro, basta o setor de TI da empresa recuperar as informações por meio da cópia de segurança.

Existem diversas formas de se fazer backup, entre elas:

  • Meios internos: cópias dos dados em servidor interno, ou até mesmo em mídias como pen-drive, DVD ou HD externo;
  • Meios externos: os mais conhecido e o backup em nuvem.

Vantagens e desvantagens do backup interno

Vantagens: O backup interno ainda é um meio muito utilizado nas empresas, mas será que ele é o ideal? É fato que ele possibilita um tempo de restabelecimento menor em relação ao externo, além do custo menor de operação.

Desvantagens: A falha em um equipamento é um risco que pode ser minimizado/eliminado com uma solução de backup interno, porém não é o único. Imagine a seguinte situação: Sua empresa realiza rotinas de backup e cada informação criada ou alterada é replicada em outro equipamento interno. Seu ambiente pode ser invadido por hackers ou sofrer um desastre natural, e os equipamentos são roubados ou danificados. Resultado? Todas as informações podem ser perdidas.

Vantagens e desvantagens do backup externo

Desvantagens: O backup externo pode demandar arquiteturas mais complexas e um tempo maior de restore em relação ao backup interno, o custo geralmente é maior.

Vantagens: O backup externo é o método mais seguro para quem deseja se prevenir de desastres e imprevistos que possam ocorrer no ambiente local. O meio ideal é o backup na nuvem que aumenta a segurança da informação.