Manutenção

Manutenção

Para funcionar corretamente, os computadores precisam passar por um processo de manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é definida como a manutenção proativa do equipamento antes que um defeito ou falha ocorra. Ela envolve tarefas rotineiras para garantir que o sistema esteja funcionando da maneira ideal e evitar problemas antes que eles surjam.

Isso é semelhante à manutenção de rotina realizada em um carro. Da mesma forma que você precisa verificar periodicamente o óleo, as luzes, o motor e outras partes do carro para que ele funcione sem problemas; o mesmo princípio se aplica à manutenção preventiva de um computador.

Há várias medidas preventivas que você pode tomar, incluindo a instalação de atualizações do Windows, a verificação de vírus e malware e a execução de programas de limpeza.

As verificações antivírus e anti-malware devem ser executados pelo menos uma vez por semana.

Certifique-se de executar atualizações para esses programas sempre que forem lançados, já que novos vírus e malwares surgirem constantemente.

Manter sua rede segura, instalar um firewall e usar práticas de download seguras também contribui para proteger seu computador e quaisquer informações dele de serem comprometidas.

Picos de energia e superaquecimento podem destruir equipamentos eletrônicos, portanto, proteja seu hardware investindo em um estabilizador e limpando seu equipamento periodicamente para remover a poeira.

Se qualquer medida preventiva falhar, é sempre uma boa idéia ter um backup de arquivos importantes: um disco rígido externo para salvar arquivos importantes, caso o computador precise ser substituído.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva, comumente chamada de “reparo”, é a correção de um problema depois que o computador já quebrou ou parou de funcionar.

O objetivo dessa forma de manutenção é restaurar a operacionalidade do sistema, corrigindo o problema ou substituindo os componentes danificados.

Medidas corretivas comuns envolvem a remoção de vírus e malwares, a desinstalação de programas prejudiciais, a formatação e a execução de uma restauração do sistema, entre outros.

Para executar a manutenção corretiva, é importante primeiro diagnosticar o problema e descobrir a causa raiz.